Será que o chuveiro gasta muita energia? Quantos kWh ele gasta?
Não é segredo para ninguém que quando se fala em conta de luz, existem alguns vilões que a encarecem consideravelmente, um deles é chuveiro elétrico.
Segundo o site Solar Prime, o chuveiro elétrico é responsável pelo aumento de 25% nas faturas.
Pensando nisso, decidimos te mostrar um pouco mais sobre esse vilão e se o chuveiro gasta muita energia.
Chuveiro gasta muita energia?
Sim, o chuveiro gasta muita energia, principalmente, quando usado por muito tempo no modo “inverno”, chegando até 50 kWh por mês.
Para começar, você precisa conferir na embalagem do seu chuveiro qual é a potência dele.
Isso vai servir para sabermos a potência dele no modo verão e no modo inverno.
Normalmente, no modo verão o chuveiro consome entre 2.100 a 3.500 watts.
Já no modo inverno, o consumo médio é de 4.500 a 6.000 watts.
Para que você descubra quando o seu chuveiro consome por hora (kWh), você vai precisar dividir esse valor por 1000, como mostramos a seguir:
- Consumo = (potência em watt ÷ 1000) x (tempo) número de horas = total em kWh.
Para facilitar, você só precisa dividir a potência do chuveiro por 1000 e em seguida multiplicar o resultado pelo número total de horas de uso.
Então, um chuveiro com 6.000 watts, for usado por 2 horas, seu consumo diário fica em um total de 12 KWh, o cálculo seria 6.000w ÷ 1.000 x 2 = 12 KWh.
Se você quiser saber quanto esse chuveiro vai gastar por mês, basta multiplicar pela quantidade de dias que ele será usado, que é em média 30 dias e depois multiplicar pelo valor que a sua empresa de energia cobra pelo KWh.
Mesmo sabendo calcular o consumo de equipamentos elétricos em nossa casa, não há dúvidas de que o grande vilão da conta continua sendo o chuveiro elétrico.
Por ser um equipamento de uso diário, por todos os integrantes da residência, o chuveiro acaba consumindo muita energia.
Os banhos diários prolongados estão ligados ao alto consumo de energia e podem “prejudicar” a conta de luz no final do mês.
Mas, se você aprende a fazer os cálculos necessários, você pode aprender a controlar o consumo e os gastos, economizando assim na conta de luz.
Fazer esse cálculo vai te ajudar a ter um maior controle do seu consumo mensal, a reduzir a sua conta de luz, evitar desperdícios e prolongar a vida útil do seu chuveiro.
Como economizar o gasto de chuveiro?
Para te ajudar a economizar, existem algumas mudanças de hábitos que você pode fazer para diminuir o consumo mensal de energia elétrica do seu chuveiro elétrico.
Umas das melhores formas de economizar com o uso do chuveiro elétrico é tomar banhos mais rápidos.
O que você pode fazer para te ajudar a reduzir o tempo com os banhos é desligar o chuveiro enquanto lava os cabelos e quando estiver passando sabão.
Reduzir esse tempo, além de economizar água, vai fazer toda a diferença no consumo de energia da sua conta ao final do mês.
Uma outra dica importante quando se trata de economizar com o chuveiro elétrico, é não usar a potência máxima que é a opção “inverno”.
Essa é a forma que o seu chuveiro mais consome energia, então caso precise tomar banho na opção “inverno”, por conta do frio, tente ser o mais rápido possível.
Para o verão ou dias mais quentes, uma ótima opção é tomar banhos frios, além de refrescar no calor, não trará mais gastos para a sua conta de luz.
Então, essas são as informações sobre se o chuveiro gasta muita energia ou não, compartilhe essas dicas com mais pessoas, afinal isso pode ajudar a melhorar a vida delas e a saúde do nosso planeta.
Gostou do nosso texto? Não deixe de conferir o nosso site e ter acesso a mais conteúdos como este!