O que você faria se soubesse que há uma forma de economizar o seu orçamento do mês e ao mesmo tempo cuidar do planeta? Agora você pode fazer isso com um painel solar!
É provável que a maioria das pessoas acabaria interessada em combinar ambas dos assuntos para favorecer esses aspectos.
No entanto, se estiver procurando como solucionar esta questão, saiba como funciona uma casa com painel solar, assim como outros detalhes sobre este investimento.
Acontece que, hoje em dia com os orçamentos brasileiros cada vez mais enxutos, assim como uma consciência ecológica mais aprimorada muitas pessoas acabam investindo mais neste tipo de tecnologias.
Desta forma, se estiver procurando saber mais a respeito dos painéis solares para sua casa, acompanhe o texto para saber mais a respeito.
O que é a tecnologia solar?
Em primeiro lugar, é fundamental que saiba exatamente o que é a tecnologia solar, já que a partir deste conhecimento ficará muito mais simples compreender como funciona o painel solar.
Assim sendo, este tipo de investimento é inovador porque coleta a energia produzida pelos raios solares que enchem uma bateria no sistema capaz de fornecer eletricidade onde estiver instalado.
A partir deste método algumas placas fotovoltaicas são capazes de coletar energia capaz de proporcionar economia no bolso de uma família, assim como energia de qualidade.
Além disso, diferente do que a eletricidade fornecida na maioria dos endereços brasileiros, não há necessidade de danos ambientais, combustíveis, entre outro tipo de prejuízos ocasionados ao meio ambiente com frequência.
Energia solar caseira
Desta forma, é possível que já tenha visto fazendas, empresas ou até lâmpadas de rua com pequenos painéis fotovoltaicos para garantir o seu funcionamento.
No entanto, quando se trata de energia solar caseira, este tipo de tecnologia é instalada em um local com espaço suficiente, como uma área externa ou telhado para captar a energia fotovoltaica.
Através da coleta do painel solar, é capaz de garantir uma autonomia energética para as residências e economizando na conta de luz.
A principal diferença entre a energia solar para empresas ou casas é que normalmente os endereços comerciais demandam maior potência para a geração de atividades do dia a dia.
Desta forma, quando se cria um sistema capaz de captar a energia, não há necessidade de muitas placas para manter o seu lar em pleno funcionamento.
Neste sentido, ainda há alguns subtipos dentro da energia solar caseira que precisam ser conhecidos para saber qual é o que melhor se adapta no seu bolso e nas suas necessidades.
On-grid
A tecnologia solar caseira chamada on-grid é aquela mais popular, conhecida por ter uma conexão direta com a rede elétrica.
A partir deste método, quando há um excedente de energia é enviado diretamente para a distribuidora, e assim o proprietário ganha um desconto na sua conta.
Além disso, quando por algum motivo a energia coletada não é suficiente para suprir as necessidades, a rede elétrica regular pode fornecer o restante para evitar problemas de funcionamento.
Off-grid
Por outro lado, diferente do anterior o sistema off-grid é uma alternativa de energia solar residencial que não conta com esse vínculo com a rede elétrica tradicional.
Desta forma, normalmente é selecionado naqueles locais onde a cobertura do sistema regular é complicada ou ineficiente.
No entanto, neste caso a energia excedente que é gerada pelas placas fotovoltaicas pode ser armazenada com segurança em baterias.
Desta forma, será capaz de garantir a alimentação dos serviços do local mesmo durante dias muito chuvosos e nublados. Já que o outro sistema não teria força suficiente para este fornecimento.
Sistemas híbridos
Finalmente, o último dos métodos é um sistema híbrido, pois proporciona mais independência para o usuário que pode abastecer a sua energia mesmo durante o período noturno.
Então, combina ambos os métodos anteriores, quando pode devolver ao sistema elétrico após a carga da bateria, devolve, mas quando a reserva da casa não está cheia, mantém como uma reserva.
Vale a pena investir em energia solar residencial?
Por último, se mesmo após a leitura ainda tiver dúvidas se vale ou não a pena investir em energia e painel solar residencial, saiba que esta tecnologia cresce cada vez mais no nosso país.
Portanto, é fundamental realizar uma avaliação com uma empresa confiável capaz de escolher o melhor método e posicionamento das placas para alcançar seus objetivos.
Veja também: Está com a Internet lenta?? Resolva AGORA!